top of page
Foto do escritorkelemmtoledo

Café Especial coado no Melitta!? Pode, sim. Vêm conferir nesse texto rápido e objetivo que preparamos para você.

Atualizado: 29 de abr.


Certamente você já deve ter escutado sobre vários métodos para preparar o Café Especial, e existem vários, inúmeros métodos, um mais legal que o outro. E para quem gosta, tem o seu favorito, aquele que deixa o café perfeito!


”It's Up to You”. Diferentes métodos de preparo de café. Ilustração de Daniel Kondo.


Porém, vamos falar a verdade. O nosso café, do dia a dia, é no filtro de papel, famoso Melitta. Inclusive a história da Melitta é muito legal. O filtro que conhecemos hoje foi inventado por uma alemã chamada Melitta Bents, em 1908. O modo de preparo do café naquela época deixava um gosto muito amargo na bebida e vestígios de café, o que não agradava seu paladar, o que fez Dona Melitta, em suas inúmeras tentativas, em deixar o café com o gosto melhor, inventou o filtro de papel que é utilizado por todos nós, até os dias atuais.


Aqui no Brasil, o filtro de papel chegou em 1968, é muito recente e mesmo assim, é o modo de preparo mais utilizado por todos nós. Quem nunca tomou um café coado, não é mesmo?!


Fonte: site, Borelli Academy.


E para usarmos o filtro de papel, utilizamos o suporte para o filtro, e uma das características do suporte da Melitta é o formato de trapézio, fundo reto e um pequeno furo em sua base. Esse formato contribui para que o café, junto com a água, fiquem em contato por mais tempo, dessa forma pode ser extraído todos os sabores do café com mais facilidade. O lado positivo, é que eles podem ser encontrados facilmente em supermercados, tendo diversas cores e tamanhos disponíveis.



Preparando um delicioso Cafés Especial no Melitta!


  • Escaldando o filtro de papel. Essa parte é importante, pois irá retirar o gosto de celulose que pode ser transferido para a sua bebida, e também ao escaldar o filtro você está garantindo que todos os óleos essenciais do café irão para sua xicara e não serão retidos pelo filtro. Aqui, basicamente é, jogar água quente por todo o filtro até que ele fique totalmente úmido. Após, descarte a água.

  • Medindo o seu café. Aqui nós vamos usar, 100ml de água (ou uma xicara de chá) para 10g de café especial (ou 1 colher sopa cheia). Se você quiser uma quantidade maior, basta utilizar a quantidade de colheres de café para cada 100ml de água adicional.

  • Adicione o pó de café no filtro escaldado.

  • Pré-Infusão de 30 segundos. (Aqui vem o "pulo do gato". Pay attention, please! ) Despeje uma pequena quantidade de água, apenas para umedecer todo o pó do café. Isso permite liberar o gás carbônico que fica nos grãos depois da torra e que pode influenciar no sabor da bebida.

  • Acrescentando o restante da água. Aos poucos vá adicionando a água sempre no centro do filtro. Utilize uma colher de chá, para fazer movimentos circulares leves, sempre do centro para fora, sempre cuidando para não raspar no filtro de papel, afinal, queremos extrair o gostinho do café e não de papel.

  • Tempo de finalização de extração. (Aqui vem outro "pulo do gato". Pay attention, please! ) Atenção ao tempo de extração, o ideal deve ser de até 5min, para não amargar o seu café.

E, está pronto! Um café deliciosos feito no nosso Melitta de todos os dias.


Espero que tenham gostado do conteúdo.


Bom café a todos!







14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page